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Saiba o que aconteceu na 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 23 de fevereiro

Saiba o que foi apresentado e aprovado na sessão do último dia 23/02/2021.

Saiba o que foi apresentado e aprovado na sessão do último dia 23/02/2021.

INDICAÇÕES

INDICAÇÃO Nº. 019/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ROBSON PERTILE – PSB: O Vereador abaixo assinado, na forma Regimental, INDICA à Mesa que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Anastácio – Nildo Alves de Albres, solicitando estudos e posterior providencias para a implantação de um Plano de Saúde para os Servidores Públicos Municipais de Anastácio, junto à CASSEMS.

J U S T I F I C A T I V A: Solicito ao Executivo Municipal que seja analisada a possibilidade de viabilizar Plano de Saúde para atendimento dos servidores públicos de Anastácio e de seus dependentes.

Os benefícios decorrentes da celebração de convênio são incontestáveis e favoráveis aos anseios do funcionalismo público, contando com atendimento médico em ambulatórios, consultórios e hospitais.
Lembrando que com esse benefício, a saúde do município melhorará com um todo, pois essa medida aliviará o sistema público tanto no fluxo de pacientes quanto financeiramente (APROVADO).

INDICAÇÃO Nº. 020/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ROBSON PERTILE – PSB:

O Vereador abaixo assinado, na forma Regimental, INDICA à Mesa que seja encaminhado expediente ao  Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Anastácio –  Nildo Alves de Albres, ao Ilustríssimo Senhor Moézis José dos  Santos – Responsável pela Iluminação Pública do Município,   solicitando que seja feito o rebaixamento de rede de energia elétrica  na chegada do perímetro urbano  da localidade denominada Águas do Miranda, desde a  MS–345.

J U S T I F I C A T I V A: A presente indicação tem como objetivo solicitar junto ao setor de iluminação do município para que seja viabilizado o serviço de rebaixamento da rede de energia elétrica a partir da MS – 345 no início do perímetro urbano da localidade denominada Águas do Miranda. Existe interesse de proprietários de imóveis desta localidade, que residem nas proximidades da MS -345, que tem interesse no acesso à rede de energia elétrica em seus imóveis e estão no aguardo deste serviço de rebaixamento da rede de energia para que possam solicitar as ligações em suas propriedades (APROVADO).

 

INDICAÇÃO Nº. 021/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR EDUARDO CARPEJANI – PSDB:

O Vereador que esta subscreve, na forma Regimental, indica à Mesa que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito Municipal – Nildo Alves de Albres, com cópia ao Secretário de Administração – Manoel Aparecido da Silva, solicitando que seja feito um estudo para a implantação do projeto (Bolsa Atleta) que possa atender desportistas do nosso município.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem por objetivo atender as inúmeras reivindicações feitas pelos atletas (desportistas) deste município que não possuem condições para custear gastos de suas modalidades.

É um problema recorrente entre os atletas a falta de apoio financeiro e muitas vezes a falta desse apoio é motivo para desistência da pratica do esporte. Com a possibilidade de receber uma bolsa ira incentivar a pratica e novos praticantes.

Muitos atletas acabam desistindo do sonho deserem reconhecido mundo afora, por não terem condições financeiras de se manterem nestes campeonatos.

Mesmo com o patrocínio de alguns empresários, os atletas coletivos, técnicos e atletas individuais encontram-se desprovidos de verbas para continuar em suas atividades (APROVADO).

INDICAÇÃO Nº. 022/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ZEQUINHA DA OTICA – PODEMOS:

O VEREADOR ABAIXO ASSINADO, NA FORMA REGIMENTAL, INDICA A MESA QUE SEJA ENCAMINHADO EXPEDIENTE AO SECRETARIO DE ESTADO INFRAESTRUTURA EDUARDO CORREIA RIEDEL, COM COPIA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR REINALDO AZAMBUJA, COM COPIA AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO MUNICIPAL – NILDO ALVES DE ALBRES.

Solicitamos vossa excelência para a pavimentação asfáltica com drenagem e rede de esgoto de diversas ruas em nosso município, relacionadas abaixo: Rua Inocêncio Vitor, no trecho entre as ruas João Leite Ribeiro e João Pessoa.

Rua Nelson Barbosa Rios, no trecho entre as ruas João Leite Ribeiro e av. Juscelino Kubitschek.

Rua João Pessoa, no trecho entre as ruas Nelson Barbosa Rios e Pedroso Alagues.

Rua Luiza da Costa Anderson, no trecho entre as ruas Inocêncio Vitor e Pedroso Alagues (rua sem saída). JUSTIFICATIVA: As famílias possuem domicilio ao longo dessas vias e anseiam por uma pavimentação a fim de solucionar os problemas ocasionados em período chuvosos, principalmente, quando as ruas ficam alagadas, tomadas pelo barro ou mesmo com crateras, tornando o seu trânsito impossível (APROVADO).

INDICAÇÃO Nº. 023/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ZEQUINHA DA OTICA – PODEMOS: O VEREADOR ABAIXO ASSINADO, NA FORMA REGIMENTAL, INDICA A MESA QUE SEJA ENCAMINHADO EXPEDIENTE AO SECRETARIO DE ESTADO INFRAESTRUTURA EDUARDO CORREIA RIEDEL, COM COPIA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR REINALDO AZAMBUJA, COM COPIA AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO MUNICIPAL – NILDO ALVES DE ALBRES, Solicitamos Vossa Excelência o recapeamento asfáltico da Rua São Paulo, trecho entre avenida Juscelino Kubitscheck e rua Benicio pereira mentes.

JUSTIFICATIVA: A solicitação trata do recapeamento asfáltica de toda a extensão da rua São Paulo visando proporcionar melhores condições de tráfico, sendo de fundamental importância para os moradores daquela região, considerando que é umas das principais vias da vila, contendo intenso trafego de veículos. Lembro que a qualidade da pavimentação, garantira seu uso por longo prazo, comprovando que o custo benefício da obra é viável (APROVADO).

INDICAÇÃO Nº. 024/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR PROF. ALDO – PDT:

O Vereador que esta subscreve, na forma Regimental, INDICA à Mesa que seja encaminhado expediente aos Ilustríssimos: Marinho dos Santos Machado, Secretário Municipal de Obras e Maykon Fernandes Pereira-Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (interino) com cópia ao Excelentíssimo Senhor, Prefeito – Nildo Alves de Albres, solicitando a abertura (prolongamento) das ruas: Antônio Leopoldo, no trecho entre a Benício Pereira Mendes até a Porto Geral; Augusto Peres Anderson, no trecho entre a Nelson Barbosa Rios, até a Pedroso Alagues, na Vila Pedreira.

JUSTIFICATIVA: A minha solicitação se justifica para atendimento às reivindicações dos proprietários de terrenos das localidades acima mencionadas, pois nesses trechos existem vários terrenos, cujos proprietários pretendem construir e, por não existir o prolongamento das ruas, os mesmos ficam impossibilitados, até mesmo para a entrada de caminhões levando seus materiais de construções.

Assim sendo, é importante observar que esses serviços se constituem direitos dos munícipes e responsabilidades do Poder Público, em proporcionar boas condições para a trafegabilidade da população.

Por entender que a abertura dessas ruas trará acessibilidade à população, constituindo-se, grande alcance social, solicito aos nobres pares, a aprovação da presente indicação (APROVADO).

INDICAÇÃO Nº. 025/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR PROF. ALDO – PDT: O Vereador que esta subscreve, na forma Regimental, INDICA à Mesa que seja encaminhado expediente a Ilustríssima senhora, Marinalva Angélica Leite Nascimento-Presidente do Conselho Municipal de Saúde, com cópias a Ilustríssima senhora, Aline da Silva Cauneto, Secretária Municipal de Saúde, e ao Excelentíssimo Prefeito Municipal – Nildo Alves de Albres, solicitando a criação da Comissão Municipal Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

JUSTIFICATIVA: A minha solicitação se justifica pela importância dessa Comissão no âmbito municipal, por se tratar de órgão que visa o atendimento à saúde do trabalhador.

Como é do conhecimento de todos, vivemos momentos muito difíceis, relativos ao acometimento da classe trabalhadora por inúmeras doenças que perpassam desde o acidente de Trabalho, às doenças graves que, quase sempre, a tira dos afazeres ativos, no trabalho.

A Constituição da Comissão Municipal Intersetorial de Saúde do Trabalhador, nos Conselhos Municipais de Saúde, está amparada no artigo 200 da Constituição Federal e regulamentada através da Lei orgânica da Saúde – Lei Federal 8.080/90, no seu artigo 6º. Parágrafo 3º. Que estabelece sendo a mesma “um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho”.

Por entender que essa matéria é relevante para proporcionar maior acompanhamento, controle e transparência das ações de políticas da saúde dos trabalhadores do município de Anastácio, solicito aos nobres pares, a aprovação da presente indicação (APROVADO).

 

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 02 de março de 2021, no Plenário Sales de Arruda Braga.

Câmara realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos

A Câmara Municipal de Anastácio/MS, realizou na noite de ontem (02/02), no Plenário Sales de Arruda Braga, a Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos 2021.

A Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos tem por objetivo iniciar oficialmente as atividades anuais do Poder Legislativo.

Por conta da pandemia do coronavírus, o evento, transmitido ao vivo pelo Facebook, foi restrito aos titulares dos cargos, alguns familiares convidados, autoridades e a funcionários essenciais para a realização da solenidade, houve a distribuição de álcool 70%, obrigatoriedade do uso de máscara e respeito ao distanciamento.

Presentes, além do presidente Ademir Alves (PSD), os vereadores(a) Professora Vilma Ferreira (PT), Fábio Pertile (DEM), Zequinha da Otica (PODE), Bruno Areco (PSB), Robson Pertile (PSB), Lincoln Pellicioni (PSDB), Joel Feta (PODE), Eduardo Carpejani (PSDB), Professor Aldo (PDT), secretários municipais e diversas outras autoridades, incluindo o Pastor Cleidson Corsino da Silva, que fez uma oração. O vice-presidente Macalé (PSD) esteve ausente por conta de problemas de saúde.

Com a presença do prefeito Nildo Alves (PSDB), o presidente Ademir Alves deu início à solenidade de abertura dos trabalhos.

Em seu pronunciamento o presidente da Casa afirmou que irá honrar com todos, que dias melhores viram, e que os parlamentares juntos farão uma corrente de honestidade, lealdade e comprometimento com a população anastaciana.

O prefeito Municipal Nildo Alves agradeceu e reafirmou que a parceria entre os dois poderes, Executivo e Legislativo, continuará forte para este biênio, pois é essencial para o bem estar da população e o crescimento do Município.

As Sessões Ordinárias aconteceram todas as terças-feiras, com início as 18h.

Convite para Sessão Solene de abertura dos trabalhos Legislativos

A Câmara Municipal de Anastácio, através de seu Presidente e demais vereadores, tem a honra de convidar a todos para participarem da Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos do ano de 2021. A sessão acontecerá dia 02 de fevereiro, às 19h, no Plenário Sales de Arruda Braga.

Contamos com sua presença!

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

PRIMEIRA REUNIÃO DE 2021 DEFINE COMISSÕES PERMANENTES NA CÂMARA MUNICIPAL

Reunião realizada no dia 07 de janeiro, no Gabinete da Presidência, foi a primeira da Legislatura 2021/2024 da Câmara Municipal de Anastácio. O encontro também marcou o início dos trabalhos da nova Mesa Diretora, eleita para o biênio 2021/2022, composta pelo Vereador Ademir Alves Guilherme (Presidente), Vereador João Macalé Batista (Vice-Presidente), Vereadora Prof. Vilma Ferreira (1ª Secretária) e Vereador Fabio Pertile (2º Secretário).
 
A reunião foi realizada pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Anastácio no uso das atribuições que lhe confere os artigos 46, 47 e seguintes do regimento interno da Câmara Municipal, que nomeou os membros das comissões permanentes para o biênio 2021/2022 compostas da seguinte forma.
 
A formação das Comissões Permanentes é o primeiro ato dos vereadores eleitos e define quais funções cada um assumirá em cada Comissão, no período de dois anos. As Comissões são formadas por três Parlamentares que se dividem entre os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Relator. Cada uma delas tem o objetivo de estudar as proposições e os assuntos de sua competência e elaborar pareceres antes da votação em Plenário.
 
Confira a formação das Comissões:
 
Comissão de Legislação, Justiça, Trabalho e Redação Final
 
PRESIDENTE: LINCOLN SANCHES PELLICIONI – PSDB
VICE-PRESIDENTE: JOÃO MACALÉ BATISTA – PSD          
RELATOR: ROBSON ISAAC DE CASTRO PERTILE – PSB
 
Comissão de Orçamento, Finanças, Indústria e Comércio 
 
PRESIDENTE: JOSE APARECIDO PEREIRA – PODEMOS
VICE-PRESIDENTE: FABIO DE CASTRO PERTILE – DEM
RELATOR:  JOEL JOSÉ DE LIMA NASCIMENTO – PODEMOS
 
Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Honraria 
 
PRESIDENTE: EDUARDO CARPEJANI MENDONÇA – PSDB
VICE-PRESIDENTE: ALDO JOSÉ DOS SANTOS – PDT.
RELATOR: PROF. VILMA FERREIRA – PT
 

Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse em solenidade na Câmara

Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse em solenidade na Câmara
 
Os 11 vereadores eleitos, o prefeito e o vice-prefeito tomaram posse de seus cargos para o mandato de 2021 a 2024 em Sessão Solene, no dia 01 de Janeiro deste ano, no plenário Sales de Arruda Braga. Por conta da pandemia do coronavírus, o evento, transmitido ao vivo pelo Facebook, foi restrito aos titulares dos cargos, alguns familiares convidados, autoridades e a funcionários essenciais para a realização da solenidade, houve a distribuição de álcool 70%, obrigatoriedade do uso de máscara e respeito ao distanciamento.
 
Tomaram posse os vereadores: Ademir Alves Guilherme (PSD); José Aparecido Pereira (PODE); Vilma Ferreira (PT); Fábio de Castro Pertile (DEM); Robson Isaac de Castro Pertile (PSB); Bruno Areco de Souza (PSB); Lincoln Sanches Pellicioni (PSDB); Joel José de Lima Nascimento (PODE); Eduardo Carpejani Mendonça (PSDB); João Macalé Batista (PSD) e Aldo José dos Santos (PDT).
 
Logo após a posse dos vereadores, foram empossados o vice-prefeito Laércio Valério da Silva (PDT) e o prefeito reeleito Nildo Alves de Albres (PSDB).
 
Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 – Após a Sessão de Posse, foi realizada a eleição para a Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos da Câmara Municipal no biênio de 2021 e 2022. Com candidatura única, foi eleita a Mesa Diretora integrada pelos vereadores: Ademir Alves Guilherme (presidente); João Macalé Batista (vice-presidente); Vilma Ferreira (1ª secretária); e Fábio de Castro Pertile (2º secretário).
 
Todos os empossados fizeram suas considerações e agradecimentos durante a sessão.

Comunicado Importante “CPI SANESUL”.

 O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Ver. Prof. Aldo José, junto com o relator Ver. Dinho Vital e os membros vereadores, Lourival Barbosa, Eduardo Carpejani e Igor Cambucá, criaram a CPI sobre a constante falta de água no município de Anastácio. Sendo de responsabilidade da empresa SANESUL constar os pareceres sobre o problema em questão.

No decorrer da CPI foi convocado para prestar esclarecimentos o Sr. Claudinei da Silva Pedroso, Supervisor Local da unidade em Anastácio. Porém em virtude do recebimento deste oficio, onde declara o Diretor da SANESUL, Helianey Paulo da Silva, ser necessário prazo de 20 dias úteis para providenciar documentos e oitiva com o supervisor local. Por este motivo, a comissão parlamentar de inquérito irá prorrogar por mais 30 dias a apresentação do relatório final da referida CPI.

Promover averiguação dos fatos é fundamental, visto que a população sofre com a falta de água da cidade, preservar os direitos do cidadão é uma das responsabilidades dos vereadores da Câmara Municipal de Anastácio.

PARABÉNS ANASTÁCIO PELO SEUS 55 ANOS!!!

Anastácio - Mato Grosso do Sul

A Câmara Municipal de Anastácio em nome de todos os vereadores e funcionários parabeniza o município pelos seus 55 anos de emancipação política, portanto, o dia do aniversário de Anastácio, é também o dia do aniversário de cada um de nós. É o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras. Parabéns a todos!

Câmara Municipal devolve duodécimo para reforçar o Programa Social Cesta Solidária

ANASTÁCIO - MS

Na manhã de terça-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Anastácio promoveram com o Prefeito Nildo Alves, juntamente com a Secretária de Orçamento e Finanças, Janete Portocarrero e o Procurador Jurídico Miriato Santos.

Durante o encontro, os vereadores entregaram ao prefeito um cheque no valor de R$ 25.900,00. Esta ação foi discutida e aprovada na Sessão da Câmara do último dia 22 de abril, onde os edis decidiram devolver o duodécimo aos cofres da Prefeitura para que seja utilizado na aquisição de cestas básicas, dentro do Programa Social Cesta Solidária, que atende as famílias afetadas econômica e/ou socialmente pela pandemia do Corona vírus.

“Este é um momento de mostrarmos solidariedade e a Câmara de Anastácio acredita que a devolução do valor do duodécimo vai ajudar muitas famílias”, falou o Vereador Lincoln Pellicioni (Presidente da Câmara).

Para o Prefeito Nildo Alves, o apoio da Câmara tem sido fundamental na administração do município: “Quero agradecer aos nossos vereadores pela parceria e confiança na Gestão Municipal. O cheque já foi repassado ao setor financeiro e vamos adquirir essas cestas e beneficiar essas famílias”, disse o prefeito.

Câmara suspende atividades como medida de prevenção ao Coronavírus

A Câmara Municipal de Anastácio suspende por tempo indeterminado as atividades no Legislativo como medida de prevenção ao Coronavírus. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (25).

De acordo com o presidente do Legislativo, Lincoln Sanches Pellicioni (PSDB), os vereadores poderão ser convocados ao Plenário para se reunir excepcionalmente, em caso de deliberações de matérias que exijam o pronunciamento urgente dos parlamentares. Se necessário, servidores também poderão ser convocados em caráter extraordinário.

Devido à pandemia do Coronavírus, a Câmara Municipal de Anastácio suspende atendimento ao público a partir de amanhã (19)

AVISO IMPORTANTE

O Presidente da Câmara Municipal de Anastácio/MS- Vereador Lincoln Sanches Pellicioni, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 89, inciso VII, da Constituição Estadual, e Considerando a situação de emergência causada pela pandemia mundial do coronavírus (SARSCoV-2) e as projeções de contaminação realizadas por especialistas para os próximos dias; 

Considerando o disposto no art. 196 da Constituição Federal, segundo o qual a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação; 

Considerando o disposto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus; 

Considerando a Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN); Considerando as medidas de emergência em saúde pública de importância nacional e internacional dispostas no Regulamento Sanitário Internacional, promulgado pelo Decreto Federal nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020; Considerando a necessidade de se manter a prestação dos serviços públicos no Município de Anastácio: 

D E C R E T A:

Art. 1º Este Decreto dispõe sobre as medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito da Administração Pública na Câmara Municipal de Anastácio, para a prevenção do contágio da doença COVID-19 e o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (SARSCoV-2). 

Art. 2º Ficam suspensos,  o atendimento ao público por um período de 30 (trinta) dias, a contar  de  19 de março do corrente ano, podendo este prazo ser prorrogado se houver necessidade. 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação. 

Câmara Municipal de Anastácio-MS, 18 de março de 2020.