Início Site

Moção de congratulação, parabenizando a Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva

Por deliberação do Plenário desta Câmara Municipal de Anastácio, Estado de
Mato Grosso do Sul, em consonância com a proposição nº 67/2023 – autoria do
Vereador Fábio de Castro Pertile aprovada na Sessão Ordinária do dia 12 de
dezembro de 2023, fica outorgada a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO a
Direção, Coordenação, Professores de Educação Física e aos alunos (atletas)
da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, parabenizando pela participação
da XXIX, Edição dos Jogos Estudantis de Anastácio (CAMPEAN). Atitudes
exemplares dos profissionais da Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva
juntamente com o comprometimento dos alunos que disputaram os jogos da maior
competição estudantil de nossa cidade, resultaram em vitórias das equipes que
alcançaram o objetivo maior a consagração de Campeão do CAMPEAN/2023.
PARABÉNS!

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 066/2023 Professora Vilma Ferreira Vereadora – PT

Moção de congratulação aos policiais e investigadores, pela brilhante participação na
elucidação do delito de sequestro e cárcere privado e roubo majorado com emprego de arma de fogo, no dia 30 de outubro de 2023, em Anastácio- MS.

 

 

CONFIRA A INDICAÇÃO DA ÚLTIMA SESSÃO DE TERÇA-FEIRA / 11 DE DEZEMBRO DE 2023.

INDICAÇÃO N.º 0109/2023
Autoria: Vereador: Robson Pertile – PS

O Vereador que esta subscreve, na forma Regimental, INDICA à
Mesa que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Prefeito
Municipal – Nildo Alves de Albres e ao Ilustríssimo Secretário
Municipal de Saúde – Manoel Aparecido da Silva, solicitando que a
Prefeitura Municipal de Anastácio passe a custear tratamento de
LEISHMANIOSE para cães de propriedade de famílias carentes.
JUSTIFICATIVA:
Solicitamos que seja instituído um programa de tratamento gratuito
aos cães de pessoas de baixa renda acometidos por leishmaniose.
Se a Prefeitura Municipal garantir o tratamento através da
liberação de medicamentos gratuitos a estes animais, estaremos
evitando a eutanásia, a contaminação de outros animais e
principalmente que humanos sejam afetados por esta doença.
O tutor de baixa renda que optar pelo tratamento do animal
receberá o medicamento necessário, bem como assistência médica
veterinária para o seu cão de forma integral, oferecido pelo Centro de
Controle de Zoonoses de do Município.
A atual política pública de saúde no Brasil prevê que a doença é
uma ameaça também para humanos e, caso o tutor não faça o
tratamento do animal, este deve ser eutanasiado.
 "Não acho justo eutanasiar animais porque a família não tem
condições de custear seu tratamento. Eles já são parte das famílias e
isso escancara ainda mais o quanto a desigualdade social é perversa
com as famílias de baixa renda”.

ACONTECEU NA NOITE DO DIA (04) A FORMATURA DO PROERDM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS HONORIVALDO ALVES DE ALBRES E JARDIM INDEPENDÊNCIA

ACONTECEU NA NOITE DO DIA (04) A FORMATURA DO PROERDM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS HONORIVALDO ALVES DE ALBRES E JARDIM INDEPENDÊNCIA
 
Aconteceu na noite de ontem (04) a formatura do PROERD das escolas municipais Honorivaldo Alves de Albres e Jardim Independência.
A solenidade foi realizada na Câmara Municipal e marcou o encerramento das atividades desenvolvidas em 2023 com as crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental dessas escolas.
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é uma parceria entre a Polícia Militar e a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação.
O programa é composto por 10 lições, ensinadas uma por semana, que abordam temas específicos e têm como referência o MTDP – Modelo de Tomada de Decisão do PROERD.
Participaram o Vice-Prefeito Laércio Valério, Cel. Alexandre Ferreira (Coordenador Estadual do PROERD), Ten. Cel. Guilherme Dantas (Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar) (representando a Câmara Municipal) vereadores Vilma Ferreira, Manoel luiz e Aldo José. Secretários Veronice Terra (Educação), Sebastião José Valério (Gestão Estratégica), Lincoln Pellicioni (Cultura), Francisco Oliveira (Desenvolvimento Sustentável), e demais autoridades.

Palestra enfatiza necessidade de prevenção ao câncer de próstata

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite do dia (23) a palestra sobre o Novembro Azul. O evento aconteceu no plenário da Câmara e foi voltado para a saúde do homem, com palestras sobre o câncer de próstata, câncer bucal, DSTs e PrEP.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite do dia (23) a palestra sobre o Novembro Azul. O evento aconteceu no plenário da Câmara e foi voltado para a saúde do homem, com palestras sobre o câncer de próstata, câncer bucal, DSTs e PrEP.

Câmara Municipal paga 13º salário aos seus servidores

Câmara Municipal paga 13º salário aos seus servidores

A Câmara Municipal de Anastácio efetuou o pagamento do décimo terceiro salário aos seus servidores na data de hoje, 15 de dezembro de 2021. Por lei, as empresas e órgãos públicos têm até dezembro para efetuar o pagamento.

O Presidente da Câmara Ademir Alves destacou o compromisso da atual Mesa Diretora que vem valorizando e dando melhor qualidade de vida aos seus funcionários. Nomeados e efetivos recebem ao mesmo tempo, o que demonstra o grande esforço de colocar sempre os servidores como peça principal da casa de leis de Anastácio.

Live Solidária foi sucesso em Anastácio

LIVE Solidária SOME (Sociedade Missionária Ebenezer)

Com o objetivo de ajudar a SOME (Sociedade Missionária Ebenezer), representada pela Assistente Social Andrea e pelo Presidente Alexandre, que enfrenta dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus, a câmara apoiou a realização de uma live solidária realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2021, a partir das 19h. As doações ajudaram cerca de 11 crianças. O evento online foi transmitido pela página do Facebook da Câmara Municipal de Vereadores de Anastácio, tendo como apresentadores dos vereadores: Ademir Alves, Robson Pertile e a participação especial do Vereador de Aquidauana Reinaldo Kastanha. As apresentações foram: Henrique Sales e Sanfoneiro Humberto, Lino e Nando, Juliana Monteiro, Michel e Felipe, Victor Gregório e Marcos Aurélio. E, as doações foram feitas através de Pix e transferência bancaria que esteve disponível na tela durante a transmissão da apresentação.

LIVE Solidária SOME (Sociedade Missionária Ebenezer)

Segundo o presidente da Câmara Vereador Ademir Alves a escolha do beneficiado foi levada em consideração a credibilidade da instituição, sua situação atual e necessidades básicas. “Sabemos que o momento é muito difícil para todos. Se em tempos normais a luta da instituição já é árdua, agora diante da pandemia a realidade é ainda mais difícil, escolhemos a SOME para auxiliar neste momento e estamos unindo esforços para fazermos o melhor possível pelas crianças”.

Lino & Nando

Graças a Deus a LIVE foi um sucesso e contamos com a colaboração da prefeitura municipal de Anastácio, os vereadores, empresários, população e principalmente o Governo de Estado de Mato Grosso do Sul que cedeu a estrutura através da Fundação de Cultura do MS.

Victor Gregório e Marcos Aurélio

Câmara de Anastácio suspende atividades

Câmara de Anastácio suspende atividades

O presidente da Câmara Municipal de Anastácio, Ademir Alves, determinou nesta terça-feira (08/06), medidas preventivas que serão adotadas na sede do legislativo, através do Decreto nº 066/2021 ficando decidido a suspensão do expediente nesta Casa de Leis e o atendimento ao público entre os dias 09/06/2021 até 14/06/2021.

No Decreto observa que fica mantida a realização da Sessão Ordinária, que será realizada hoje, a partir das 18h, no Plenário da Câmara, adotando todas as medidas para prevenção contra o coronavírus.

Entre as restrições a essa Sessão estão a não participação de servidores do legislativo que estejam com sintomas de gripe, a participação de não mais do que três profissionais da imprensa e fechada ao público.

Segundo o Presidente da Câmara, Ademir Alves, ao suspender os trabalhos do Legislativo a Câmara Municipal de Anastácio entende a necessidade de boas práticas visando prevenir a contaminação dos servidores e vereadores, bem como a população em geral, para evitar a disseminação do novo coronavírus, que adquiriu contornos de pandemia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Presidente deste Legislativo adiantou também que com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, o espaço da Câmara Municipal passará por um processo de sanitização e dedetização à base de produtos químicos.

Cidade de Anastácio é contemplada com o Programa Avançar Cidades

Anastácio é contemplada com o Programa Avançar Cidades

A Câmara Municipal de Anastácio, através de seu Presidente Ademir Alves, acompanhado da Controladora Interno da Casa Amanda Cássia Silva Lima, receberam Sr. Claudinei da Silva Pedroso, Supervisor Local da unidade em Anastácio, que entregou o Ofício Nº 1096/2021GEMAM/DEMAM/SANESUL encaminhado pelo Diretor-Presidente da Sanesul de MS, Walter B. Carneiro Jr. anunciando que o Município de Anastácio foi contemplado para receber investimentos em esgotamento sanitário, através da instalação de 22.235,69 metros de rede coletora e 1.498 ligações domiciliares, pelo Programa Federal Avançar Cidades, sendo o valor contratado de R$ 4.160.439,31 (quatro milhões cento e sessenta mil quatrocentos e trinta e nove reais e trinta e um centavos).

Anastácio é contemplado com o Programa Federal Avançar Cidades

Além das obras que já estão em andamento, será iniciado em breve um Projeto Social com a população beneficiada com o recurso.

Em uma prima fase, foi realizada uma pesquisa amostral na área abrangida pela ampliação de rede coletora de esgoto, para conhecer a realidade social desta população, e assim entender quais são suas necessidades para o desenvolvimento do Projeto. Os resultados desta pesquisa foram compilados no Diagnóstico Socioambiental.

O Projeto Social contemplará ações de mobilização social, como visitas educativas, palestras, campanhas, e curso de geração de renda, que serão desenvolvidas por um Técnico Social no município. As visitas educativas serão realizadas com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da obra como benefício para a prevenção da saúde pública e preservação do meio ambiente, bem como da valorização do imóvel e desenvolvimento da cidade, além de instruir sobre a adequada utilização do sistema de esgoto sanitário e de como realizar sua interligação a rede coletora.

O Técnico Social fará as visitas nas residências localizadas na área de projeto e estará apto para tirar as dúvidas do morador a respeito das obras, utilizando abordagem apropriada e materiais pedagógicos informativos. Ele estará uniformizado e identificado, e tomará as medidas protetivas contra a Covid 19, como distanciamento de 1,5 metro do morador e uso de máscara facial.

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a equipe da Gerencia de Meio Ambiente – GEMAM da Sanesul, no telefone: 3318-7794, que estará desenvolvendo e fiscalizando este serviço.

Câmara recebe lideranças indígenas de Anastácio

Câmara recebe lideranças indígenas de Anastácio

O presidente da Câmara de Anastácio, vereador Ademir Alves, recebeu na manhã desta segunda-feira, 19, uma comitiva de lideranças indígenas liderada pelo Cacique Vanderson de Freitas, acompanhado dos vereadores Macalé e Prof. Vilma. Na pauta do encontro, foi levantada demandas de nossa aldeia anastaciana na busca de melhorias.

Vereadores Ademir Alves, Vilma Ferreira, Macalé e lideranças índigenas.

19 de Abril — Dia do Índio

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. Há outra data destinada à mesma finalidade, mas a nível internacional, que foi convencionalmente determinada pela ONU em 1995: trata-se do dia 09 de agosto. Entretanto, este texto tem o objetivo de esclarecer os motivos da escolha do dia 19 de abril como o Dia do Índio.

Por que 19 de abril é o Dia do Índio?

O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

Por que celebrar o Dia do Índio?

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Instituição do Dia do Índio no Brasil

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo. Veja o texto do decreto-lei:

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeira Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o “Dia do Índio”,

DECRETA:

Art. 1º É considerada – “Dia do Índio” – a data de 19 de abril.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 1943, 122º da Independência e 55º da República.”

GETÚLIO VARGAS