Câmara participará do “V Congresso Internacional de História Regional”

Em seu gabinete, o vereador presidente Lincoln recebe Macalé, Ferreira e Esselin.

O Porto Canuto (ponto final da Retirada da Laguna), em Anastácio, é uma das principais referências históricas da Guerra do Paraguai em Mato Grosso do Sul, e a valorização desse local tem sido mantida pela Câmara Municipal e também pela Prefeitura de Anastácio em conjunto com o quartel do 9º BE Cmb de Aquidauana. A unidade militar administra a área do porto, e a Câmara é a instituição que outorga a Comenda Visconde de Taunay a ilustres historiadores do Brasil e dos países da América do Sul, especialmente das nações envolvidas no conflito da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Há quatro anos, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul promove, com apoio do Governo do Estado e prefeituras de Anastácio e Aquidauana, o “Congresso Internacional de História Regional”, que neste ano chega à quinta edição, estando previsto para acontecer nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Campus de Aquidauana e também no Porto Canuto.

Por este motivo, no dia 31 de janeiro, findo, o coordenador do curso de História da UFMS e organizador geral do evento, professor Paulo Esselin, visitou o presidente da Câmara Municipal de Anastácio, vereador Lincoln Pellicioni, para confirmar a participação do legislativo e tratar da reunião prevista para o mês de março com a participação de professores, vereadores, prefeito municipal e o comando do 9º Batalhão Carlos Camisão.

Nesse primeiro encontro com o presidente do legislativo anastaciano, o coordenador Esselin ouviu do vereador Lincoln a confirmação da efetiva participação da câmara com a outorga das comendas no Porto Canuto e a presença dos vereadores. Na ocasião da visita, além de Lincoln e Esselin, estavam presentes o diretor do hospital Abranastácio, João Batista Macalé (foto), o escritor e parceiro do evento, José Pedro Frazão (idealizador da Comenda Visconde de Taunay) e o radialista e ex-vereador Ferreira da Silva, que durante o seu mandato em 1991 propôs a instalação do monumento em homenagem aos soldados da Retirada, no Porto Canuto, fato concretizado pelo Coronel Kümmel (9º BE Cmb) em parceria com os prefeitos Tico Ribeiro (Aquidauana) e Santu (Anastácio).

O presidente Lincoln disse que a Câmara de Anastácio está comprometida com a vida e com a História do município e que, este ano, haverá maior participação de parlamentares, professores e estudantes na solenidade do Porto Canuto. “A Retirada da Laguna é um fato histórico que nos diz respeito, assim como o Porto Canuto é o mais importante ponto histórico e turístico de Anastácio” – concluiu Lincoln.

Fonte: José Pedro Frazão (Foto: Luiz Carlos)

Artigo anteriorCom a participação do prefeito, Câmara de Anastácio reabre trabalhos
Próximo artigoEm atendimento a vereadores, Prefeitura cobrirá quadra de esportes da Escola Teodoro Rondon