Com a participação do prefeito, Câmara de Anastácio reabre trabalhos

Como acontece anualmente, o início de fevereiro na Câmara municipal de Anastácio foi marcado pela abertura dos trabalhos legislativos para o exercício 2019, em sessão solene que contou com a participação do Chefe do Poder Executivo, prefeito Nildo Alves. A solenidade aconteceu dia primeiro, às 19h, sob a presidência do vereador Lincoln Pellicioni, e teve ainda a presença de dez dos onze vereadores: Presidente Lincoln (PSDB), Vice-Presidente Raphael Albuquerque (PTB), 1º Secretário Marcelo Meireles (PSDB), 2º Secretário Vander Alves “Dinho” Meleiro (DEM), Aldo José dos Santos (PDT),  Eduardo Carpejani (PT do B), Lourival Barbosa (MDB), Gilberto China (MDB), Igor Cambucá (PSB) e Vado Piffer (PT). Entre as autoridades anunciadas estavam o Vice-Prefeito Marcos Rondon, o delegado regional de polícia de Aquidauana, Dr. Evandro Corredato, e o comandante da Polícia Militar de Anastácio, Major Nedson Veiga.

Antes da execução dos hinos Nacional e do Município, foi solicitado pelo chefe de cerimônia, radialista Ferreira da Silva, um minuto de silêncio em homenagem póstuma às vítimas da tragédia de Brumadinho (MG), mortas soterradas pela lama após o rompimento da barragem de mesmo nome, pertencente à empresa mineradora Vale do Rio Doce. Na sequência o vereador Marcelo Meireles discursou em nome dos seus colegas vereadores, seguido da fala do presidente Lincoln, tendo o prefeito Nildo Alves completado a lista de oradores com uma minuciosa explanação dos trabalhos do Executivo Municipal.

O vereador Meireles destacou a união dos seus colegas parlamentares, o empenho do prefeito e o entendimento entre os dois poderes como fórmula de se buscar soluções para os problemas do município. E na condição de Primeiro-Secretário da Câmara, desejou aos seus pares de diretoria uma boa gestão no legislativo municipal.

AUTONOMIA COM RESPONSABILIDADE

O Presidente Lincoln deu ênfase à autonomia dos vereadores, mas com a responsabilidade de o parlamento dar o suporte necessário aos projetos que beneficiam a população anastaciana. Ele falou que a soma dos esforços dos poderes Legislativo e Executivo torna forte a municipalidade e facilita o trabalho em prol da coletividade. “Este momento é a conjunção da retomada de trabalhos após dois anos de atuação do legislativo e da administração do poder executivo e se destina à reflexão, à avaliação e aos ajustes de atitudes. É o ajuste no planejamento das gestões de ambos os poderes à frente das decisões da municipalidade ante as essenciais demandas da população anastaciana” – enfatizou Lincoln. E após ressaltar a responsável autonomia do legislativo e lembrar que “aqui nesta casa, cada vereador e sua respectiva bancada gozam da liberdade, da integridade e da autoridade concebidas pela Constituição Federal e corroboradas pela Lei Orgânica do Município, cumpridos regimentalmente”, Lincoln conclamou os vereadores, o prefeito, secretários municipais e todos os segmentos representativos da comunidade, para caminharem juntos na missão de cuidar do patrimônio municipal e de melhorar a vida da comunidade.

PREFEITO ANUNCIA BOAS NOVAS

Em sua explanação, o prefeito Nildo Alves disse que a sua luta para “colocar a casa em ordem” tem contado com muita austeridade e também com a ajuda dos senhores vereadores. Nesse item ele elogiou a gestão do ex-presidente da câmara, vereador Saru, e disse esperar contar com igual apoio e desempenho da diretoria presidida pelo vereador Lincoln.

O prefeito falou das dificuldades previstas e imprevistas que enfrentou nesses dois anos de mandato, tendo-as superado com dignidade. Disse que apesar de ser criticado injustamente, assume a culpa e as falhas de outras administrações, citando como exemplo das pendências registradas a questão do lixo urbano, cuja responsabilidade está nas mãos de um antigo consórcio intermunicipal, através do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), que cobrou de sua gestão o pagamento da área do aterro sanitário, que estava em débito.

FRENTE DE OBRAS E FESTA DA FARINHA

O ponto alto do discurso foi o anúncio de que a prefeitura reduziu despesas e hoje tem um saldo de caixa positivo para tocar muitas obras que serão lançadas a partir de agora. “Hoje a prefeitura não deve nada a ninguém. Nós vamos fazer a tradicional  Festa da Farinha em maio e concretizar muitos projetos na cidade. Vamos dar ordem de serviço e pagar em dia cada obra realizada e quando deixarmos a prefeitura vamos sair pela porta da frente” – pontuou o prefeito Nildo, convidando os vereadores para estarem com ele inaugurando essa nova frente de obras que em breve será lançada.

Fonte (José Pedro Frazão – Foto: Luiz Foto Real)

Artigo anteriorCâmara convida para sessão solene
Próximo artigoCâmara participará do “V Congresso Internacional de História Regional”