Câmara de Anastácio se une à Federação de Pescadores em prol dos piloteiros turísticos

Durante a 30ª Festa de Reis do distrito Águas do Miranda (município de Bonito, divisa com Anastácio), dia 5 de janeiro, o Presidente da Câmara de Anastácio, vereador Lincoln Pellicioni (PSDB), reuniu-se com o Presidente da Federação de Pescadores e Aquicultores de Mato Grosso do Sul (Fepea-MS), Pedro Jovem dos Santos Junior, para acolher reivindicação dos piloteiros de barco de pesca profissional e turística, que empreendem esforços no sentido de obterem cursos de habilitação e terem regularizada a profissão de piloteiro guia turístico. Essa atividade é muito requisitada no ambiente de pesca, especialmente, no período de alta temporada turística, e os trabalhadores do rio recorreram à federação, que agora ganhou reforço e parceria do Presidente da Câmara de Anastácio – apoio esse que será reivindicado também às demais autoridades políticas de toda a região pesqueira do Estado.

Além de utilizar os canais políticos ao seu alcance para ajudar a federação e os piloteiros, Lincoln disse que vai conclamar a adesão dos seus colegas vereadores, ao final do recesso legislativo, na primeira sessão ordinária a ser realizada após a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Anastácio.

Segundo Pedro Jovem, Mato Grosso do Sul possui 16 colônias de pesca distribuídas em 16 municípios: Aquidauana, Anastácio, Bonito, Miranda, Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Coxim, Três Lagoas, Paranaíba, Fátima do Sul, Angélica, Bataguassu, Naviraí, Itaquiraí e Mundo Novo, agregando mais de oito mil pescadores associados. Para a Federação, que já se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja, o apoio do vereador Lincoln e dos demais vereadores anastacianos vem somar para a realização profissional dos piloteiros de MS. O próximo passo será o agendamento de audiências públicas com os pescadores, as autoridades e as comunidades de Anastácio, Aquidauana, Miranda e Bonito.

FOLCLORE – A Festa de Reis (que celebra a adoração dos reis magos ao nascimento de Cristo) é um tradicional evento católico cultuado no Brasil e que ocorre há trinta anos no distrito Águas do Miranda, divisa com a localidade do Km 21 de Anastácio. A folia tem a duração de dois dias e envolve diversas atividades, tais como Missa, Procissão da Bandeira, torneio de futebol, almoço, jantar, leilão, show musical e baile. De acordo com um dos organizadores e membro da Associação Negra Quilombola, professor Valdecir Amorim, “além de fortalecer a cultura local, a Festa de Reis é um fator de integração das comunidades ribeirinhas e de fomento ao turismo de Bonito e Anastácio.”

(Fonte: J.P.Frazão)

Artigo anteriorVereador Lincoln assume presidência da Câmara de Anastácio
Próximo artigoCâmara de Anastácio renova operação bancária com a Caixa Econômica Federal