A Secretária Municipal de Saúde Aline Cauneto, esteve no dia 28/11, reunida com os vereadores para apresentar o Projeto de Lei n° 031/2017 que “Dispõe sobre o funcionamento e concessão de incentivos de custeios para atender o programa de DST/HIV/AIDS e Hepatite virais do Governo Federal, nos termos do inciso IX, do art. 37 da Constituição Federal e de outras providências”.
O Projeto de Lei foi encaminhado pelo Poder Executivo para atender a comunidade anastaciana e da região ( Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque) que ficou desamparada e desassistida com o fechamento do Serviço de Atendimento Especializado- SAE de Aquidauana que prestava o atendimento contínuo de assistência aos portadores dessas infectocontagiosas.
Após estudos elaborados pela Secretaria de Saúde, que preocupada com desespero e desamparo dos assistidos, verificou que a demanda inicial para o atendimento desses pacientes não ultrapassariam o número de 50 pacientes/mês, não trazendo prejuízos financeiros e nem comprometendo o orçamento de nosso município.
Considerando a importância e a urgência de sua aprovação, os vereadores aprovaram na sessão o projeto para que o Serviço de Atendimento Especializado, seja implantado com a maior brevidade em nosso município. Tendo em vista, a descontinuidade do tratamento aos assistidos pode causar a morte dos mesmos.